domingo, 5 de abril de 2009

04/04/2009
Inter - Centenário: a maior das festas
Por Alexandre Corrêa

fonte: http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=8562

Uma grandiosa festa celebrou o Centenário do Internacional na noite deste sábado no Gigantinho. Mais de 3 mil pessoas estiveram presentes nesta que foi a maior e melhor das festas de aniversário já vistas no Clube. O evento teve música sinfônica, homenagens, surpresas e a presença de representantes de todos os segmentos da família colorada: torcedores, dirigentes, atletas, ex-atletas e conselheiros.

As surpresas e atrações aos convidados começavam já na chegada. Todos entraram pelo vestiário profissional e puderam conhecer as instalações utilizadas pelos jogadores nos treinamentos e jogos. Do lado de fora do Beira-Rio, telas gigantes colocadas na parte superior dos muros do estádio reproduziam imagens históricas do Clube. Todos que passavam na Avenida Padre Cacique podiam acompanhar.


Festa dos 100 anos reuniu mais de 3 mil colorados no Gigantinho



Depois de entrarem pelo vestiário, os convidados ingressavam no gramado pelo mesmo túnel que os atletas costumam entrar para as partidas. Em seguida, atravessaram o campo, pela lateral, e saiam para o pátio onde havia mais uma bela surpresa. Um túnel multimídia chamado “túnel das sensações”, onde havia imagens, fotos e narrações de jogos históricos dos 100 anos do Inter. Muitos torcedores se emocionaram e entravam na festa com os olhos marejados. O túnel levava direto à entrada do Gigantinho, local da grande celebração.

Na recepção, pode-se conferir um visual deslumbrante. O Gigantinho estava decorado em vermelho e branco, com telões, imagens estilizadas de jogadores que ajudaram a construir a grandeza do Clube e um grande palco no fundo. As mesas eram dispostas em três pisos, um no chão e dois que avançavam por sobre as arquibancadas. Para receber os convidados, uma orquestra sinfônica tocava músicas clássicas e populares, enquanto os telões mostravam vídeos produzidos pela Assessoria de Comunicação do Clube.


Gigantinho foi totalmente remodelado para a antológica noite do dia 4 de abril de 2009

Nos corredores de trânsito do Gigantinho foi montada uma grande exposição de fotos e jornais com manchetes dos principais feitos do Inter ao longo dos seus 100 anos. Vários craques colorados passaram por este corredor e concederam entrevista para a TV Inter, que transmitiu ao vivo a festa. Houve encontros históricos, como o de Valdomiro e Figueroa, os dois jogadores que construíram a jogada do gol do primeiro título nacional, em 1975. Houve também a presença de Adriano Gabiru, autor do gol mais importante da história do Clube: o gol do título mundial diante do Barcelona.

A festa começou às 22h41min e durou quase duas horas. O evento abriu com os gritos de alegria do capitão Fernandão, regendo a torcida no dia da chegada do time depois da conquista do Mundial no Japão. Em seguida, a música tradicional cantada por todos “Colorado, Colorado, nada vai nos separar” e a apresentação da campanha de publicidade e do comercial que está sendo veiculado nas televisões de todo o Brasil em homenagem ao Centenário.


O autor do gol do título do Mundial Fifa, Adriano Gabiru, marcou presença na festa

Entraram em cena então os apresentadores do evento Rogério Amaral e Renata Fan, que deram as boas vindas. O palco tinha uma réplica da Taça do Mundial. Ao fundo, a frase “Campeão de Tudo” e os símbolos do Inter em 1909 e 2009. A dupla discorreu sobre os grandes feitos do Clube e é muito aplaudida pelo público. Daí foi a vez de Toshiro, o japonesinho que ficou famoso na época da disputa do Mundial, subir ao palco com os irmãos pra apresentar os hinos cantados pela torcida colorada ao longo dos tempos. O Gigantinho inteiro passou a cantar junto também. A cantoria continuou em seguida com a apresentação do hino colorado, criado por Nelson Silva, em 1957. Todos entoaram a melodia mais famosa do Inter acompanhada por palmas.

O vice-presidente de Comunicação Social, Gelson Pires, subiu ao palco para discursar. “Como é bom ser colorado. Nada é mais alegre e mais feliz do que estar em um ambiente como esse todo de vermelho e branco”, saudou o dirigente, arrancando aplausos de todos. Os representantes do Nacional, de Montevidéu, e do Boca Juniors foram chamados pelo vice-presidente de Marketing, Jorge Avancini, para receberem homenagens do Inter e saudarem o Centenário.


Diretoria do Nacional, do Uruguai, prestou homenagem ao clube colorado

Emocionante também foi quando, ao citar a nominata de autoridades presentes, o Gigantinho explodiu de alegria em dois momentos: na hora dos nomes de Fernando Carvalho e da esposa do ex-presidente Arthur Dallegrave. O Gigantinho gritou os nomes de Carvalho e Dallegrave. O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, também foi muito aplaudido.

O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, discursou também e festejou o aniversário: “Não haverá nenhum outro dia como esse. Este talvez seja o único dia do século inteiro em que os torcedores colorados não tenham o privilégio de festejarem. Este sentimento de orgulho pertence a todos os gaúchos hoje. Não bastasse o Internacional ter levado o nome da cidade de Porto Alegre há todos os lugares, ainda há um outro motivo pra celebrar: são as centenas de crianças em vulnerabilidade social que são atendidas pelos projetos sociais do Inter. Viva o Internacional. E apoiamos o Gigante Para Sempre que será a sede da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre”.

O presidente Vitorio Piffero recebeu, em seguida, uma homenagem da Confederação Sul-Americana de Futebol em uma placa assinada pelo presidente da CSF Nicolas Leoz. Na sequencia, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, foi quem falou aos convidados: “Quero cumprimentar a nação colorada pela festa de hoje. Nunca na minha vou esquecer pela vibração e emoção dessa festa do Centenário. Trago o abraço do presidente Lula e o meu testemunho da referência que o Inter é hoje no futebol brasileiro. O título de campeão de tudo já fala por si próprio. Quero registrar também a competência dessa direção do Internacional. Toda vez que falo com um dirigente de clube digo: vá a Porto Alegre e conheça a experiência de gestão do Internacional.”


Presidente Vitorio Piffero fez um emocionante discurso

Depois do ministro, o presidente Vitorio Piffero subiu ao palco para o seu discurso. “A festa começou com 30 mil colorados na avenida e vai se ampliar dia 17 de dezembro com 100 mil colorados em uma grande festa no Beira-Rio”, anunciou o presidente.

A apresentação do DTG Colorado trouxe ao Gigantinho o tradicionalismo gaúcho. Um grupo de 12 bailarinos mostrou uma dança gaúcha para aplausos de todos. Em seguida, os apresentadores falaram sobre a importância dos projetos sociais do Inter, como o Interagir e o Saci Colorado, da Fundação de Educação e Cultura do Internacional.

Houve uma homenagem ao ex-presidente Arthur Dallegrave, que foi o primeiro presidente da Comissão do Centenário, mas que, infelizmente, faleceu no ano passado. Imagens de Dallegrave foram veiculadas pelos telões ao som da música “My Way”, interpretada por Frank Sinatra. Remy Susin, um dos nomes da comissão, recebeu uma placa das mãos dos vices Gelson Pires e Jorge Avancini. Em seguida, a Comissão do Centenário subiu ao palco para receber os aplausos. Gelson nomeou Renata Fan e Telmo Zanini, diretor da Rede Globo, cônsules culturais.

Adriano Gabiru, autor do gol do título mundial, foi chamado ao palco e recebeu de Avancini a camisa dourada comemorativa ao Centenário do Inter com seu nome. “Valeu, Inteeeeer”, gritou Gabiru.

Os organizadores convocaram, em um dos momentos mais emocionantes, a todos os ex-atletas presentes, sob muita festa. Entre eles estavam Dunga, Figueroa, Falcão, Valdomiro, Milton Vergara, Zangão, Larry, Sangaletti, Batista, Nilson, Maurício, Taffarel, Vacaria, Casemiro, André, Benitez, Claudiomiro, Fabiano, Jair e Nena. Cerca de 50 ex-atletas foram ao palco. E representando o grupo de hoje foi chamado Clemer, o mais vitorioso goleiro da história colorada. Os técnicos Dino Sani e Rubens Minelli, que tiveram grande participação dos anos 70, também foram homenageados.


Jogadores do passado: espectadores presentes no Gigantinho fizeram uma verdadeira viagem no tempo

Foi um momento de confraternização entre todos os atletas. Muitos não se encontravam há um bom tempo e puderam relembrar os bons momentos. Foi também um festival de abraços entre eles gerando uma grande confraternização entre aqueles que ajudaram a formar a grandeza do Inter.

Os apresentadores lembraram também dos presidentes do Clube e do Conselho Deliberativo já falecidos e chamaram os nomes das viúvas e dos filhos presentes. Também anunciaram os nomes dos ex-presidentes presentes, entre eles Fernando Carvalho, Eraldo Herrmann, José Asmuz e Pedro Paulo Zachia.

O presidente Vitorio Piffero subiu então em um círculo colocado no meio do Gigantinho onde havia uma bola e um gramado. Piffero chutou a bola e surgiu um grande símbolo do Inter, sob efeito pirotécnico, no fundo do ginásio ao mesmo tempo que uma bandeira vermelha e branca descia enquanto todos cantaram o Parabéns a Você, encerrando o cerimonial. Sob o som de “We are the champions”, do Queen, o jantar começou a ser servido.


Ponto alto: Vitorio Piffero chuta a bola no último ato da cerimônia dos 100 anos

Durante o jantar foi veiculado o comercial da grande festa do dia 17 de dezembro. Nele, Ivete Sangalo e Fafá de Belém chamam a torcida colorada para o evento. Zeca Pagodinho e Monobloco também estarão na grande festa colorada que será gratuita para os sócios do Clube.

A festa encerrou-se com um grande baile com muita música e animação, fechando a noite histórica.