quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NFC - Mais uma tecnologia nova interessante chegando (ou um RFID 2.0)

NFC, ou Near Field Communication, é mais uma daquelas tecnologias novas que pode facilitar bastante a nossa vida.

Ela seria uma "extensão" da tecnologia RFID.

A tecnologia RFID é uma "etiqueta" que as empresas passaram a colocar nos seus produtos. Nesta etiqueta tem um transmissor de rádio que pode transmitir alguns dados por frequência de rádio. Este transmissor é tão fino que pode ser colocado em uma etiqueta adesiva, por exemplo. Várias lojas estão colocando estas etiquetas em seus produtos pra servir como um "detector de roubo".

Exemplo, se você pega um sapato em uma loja de sapatos e sem querer sai da loja passando por aqueles detectores de produtos, o detector apita dizendo que você saiu da loja com uma sapato sem pagar. Você olha para o sapato e não tem nada pendurado nele, nenhuma daquelas peças de plástico, nenhum dispositivo de segurança. Provavelmente é porque tem uma etiqueta dentro do sapato, entre as camadas de couro do sapato ou até mesmo dentro da sola do sapato. Ela emite uma frequência de rádio que avisa o detector de produtos.

O RFID é usado inclusive em pedágios. Quando você instala aqueles "Via Rápida" no seu carro, que daí você passa direto no pedágio sem ter que pagar porque o valor é debitado automaticamente da sua conta quando você passa com o carro, é porque tem um dispositivo com RFID instalado no seu carro.

Pois bem, o NFC seria uma evolução do RFID, mas para trafegar qualquer tipo de dados e com segurança. Isso significa que você poderia fazer pagamentos bancários ou comprar coisas através de um dispositivo com um chip NFC.

Ou seja, um dispositivo NFC poderia ser usado no lugar de um cartão de débito ou de crédito. Na verdade, vejo ele como um ótimo substituto do cartão de débito / crédito.

Até porque já estão surgindo celulares com chips NFC! Como o Google Nexus S que eu falei no último post. Ou seja, seu smartphone poderia ganhar mais uma função: função de cartão de débito / crédito. Muito bom.

Sem contar que podem colocar "leitores" NFC em um celular, por exemplo.

Imagina só, você vai no cinema. Vê nos cartazes os filmes em cartaz. No cartaz tem um chip NFC. Você aproxima o seu celular perto do cartaz e o seu celular automaticamente detecta o filme e mostra informações da internet sobre o filme e te permite até mesmo ver o trailer do filme pelo seu celular. Ótimo, né?

Até mesmo alguns bancos, a Visa e a Mastercard já estão utilizando esta tecnologia, como se pode ver nesta ótima matéria da Convergência Digital em http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24057&sid=15

Mais informações sobre o NFC na wikipedia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Near_field_communication

E mais informações sobre o RFC na wikipedia (em português): http://pt.wikipedia.org/wiki/Rfid

flw

Google Nexus S - O próximo celular do Google rodando Android 2.3 (Gingerbread)

Duas notícias:

Depois de lançar o Google Nexus One em parceria com a HTC, o Google vai lançar a segunda versão do seu celular: o Google Nexus S.

Dessa vez o celular da Google vai ser feito pela Samsung, a mesma fabricante do Galaxy S e do Galaxy 5 (o meu celular, hehehe :P )

O Google Nexus S virá rodando o Android 2.3 (Gingerbread). Espero que a atualização do Android 2.3 para os outros celulares venha logo também (inclusive pro meu cel, hehehe :) ).

Quanto ao Hardware, não tem muitas diferenças quanto ao Galaxy S. Uma das vantagens, é que o celular virá com um chip NFC, algo beeeeem interessante :)

Para ver mais sobre o Google Nexus S, acesse este site: http://www.kerodicas.com/noticias/artigo=41329/#more-41329

Para saber mais sobre o NFC, acesse o meu próximo post :)

flw

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aplicativos para Android

Oi pessoal,

Conforme eu falei, comprei um celular com Android e agora vou listar os programas que eu tenho instalado nele e falar um pouco sobre eles:

# Adobe Reader - maravilhoso leitor de PDF pra Android. Ele tem a função Text Reflow (Refluxo de Texto) que quebra o texto do pdf para que se possa ler ele perfeitamente no celular. Dá pra ler um livro inteiro em pdf com ele. Muito bom.

# AnySoftKeyboard - o teclado virtual padrão do Android não é muito bom. As letras são muito pequenas. Só que o Android te permite baixar outros teclados virtuais para usar no lugar do teclado padrão dele. O AnySoftKeyboard é um outro teclado virtual feito pra usar no lugar do teclado padrão do Android. Ele permite muitas configurações avançadas, inclusive para aumentar o tamanho das teclas. Com este teclado, eu uso o meu celular quase como se fosse um teclado de um computador normal. Muito bom.

# BB - Aplicativo do Banco do Brasil pra acessar o banco. Muito bom.

# Cine Mobits - Mostra a programação de cinema dos principais cinemas da sua cidade. Com direito a horário dos filmes, sinopse e trailer :)

# Clima - mostra a previsão do tempo para a sua cidade.

# Evernote - versão do Evernote para o Android. O Evernote é um sistema web que permite salvar notas escritas por você na internet. Ele tem uma versão pra windows. Você escreve uma nota no windows e automaticamente ele atualiza a nota na internet. E agora pra android também. Você escreve uma nota no android e ele atualiza na internet. Ou seja, suas notas ficam acessíveis pra você tanto no android, quanto no windows, quanto na internet. Muito bom.

# Facebook - aplicativo oficial do facebook

# Foursquare - aplicativo oficial do foursquare

# Google Buzz - aplicativo oficial do google buzz

# Google Tradutor - aplicativo oficial do google tradutor. muito rápido, prático e fácil. Exige conexão com a internet.

# Jabiru - cliente IM que utiliza o padrão Jabber. O mesmo usado pelo Google Talk e Spark.

# Loterias Brasil - Mostra os resultados das loterias atualizadas no seu android (nunca é demais contar um pouquinho com a sorte, né? :) )

# MSN Droid - Ótimo cliente MSN pro Android

# MySettings - Programa muito útil que mostra as principais configurações do Android em uma única tela.

# NDrive - Programa de GPS que eu já tinha comentado no post anterior.

# OverclockWidget - Programa que permite alterar o clock do processador. Eu uso pra diminuir o clock para economizar bateria como eu já comentei também no post anterior.

# Ping & DNS - Programa que permite fazer ping para um determinado IP ou url. Mostra várias informações sobre o IP / URL.

# Quick Settings - parecido com o MySettings, só que ele tem uma funcionalidade de lanterna que faz a tela do seu android se iluminar no máximo em um fundo branco, o que faz ele atuar como uma lanterna. Muito útil.

# RockPlayer - player de vídeo pro Android muito bom. Consegui até tocar filmes em avi nele. Ficou meio lento mas até quebra um galho. Se você pegar um filme em uma baixa resolução, daí fica perfeito.

# SimpleNotes - programa simples pra anotações.

# StopWatch & Timer - ótimo programa pra servir como conômetro e contagem regressiva.

# TweetDeck - ótimo cliente pra Twitter, Buzz e Foursquare em um único programa com suporte a notificações e tudo. CUIDADO: se você colocar pra ele se atualizar em busca de posts em um intervalo menor do que de 15 em 15 minutos, ele acaba consumindo muita energia da bateria. Ele também serve como cliente pro Facebook mas daí não é tão bom.

# Universal Androot - aplicativo que permite a você acessar seu Android no modo root, como eu já tinha falado no post anterior. Requerido por alguns programas (como o OverclockWidget).

Samsung Galaxy 5 - Celular com Android

Comprei um Samsung Galaxy 5. Não é um Galaxy S mas é muito bom. Pelo menos é o melhor custo x benefício  pra um celular que rode Android e eu não tenho nada a reclamar dele (com exceção da bateria, que dura pouco, mas dá pra configurar pra gastar menos).

Tirando a questão da bateria, o aparelho é FANTÁSTICO, ainda mais se você usa internet no celular todo dia (como eu faço, por exemplo).

O aparelho vem instalado com o Android 2.1Eclair. Ele é muito bom, te permite fazer tudo de forma muito fácil.

Com certeza uma das melhores coisas do Android é o Android Market. É só abrir o android market, buscar por qualquer assunto ou palavra e ele lista dezenas de aplicativos sobre tal assunto ou palavra. É só escolher e clicar para instalar.

A instalação dos programas é feita na hora, automaticamente de forma muito fácil. Muito bom. Tem vários aplicativos que são pagos mas a maior parte é gratuito e os gratuitos suprem a necessidade muito bem.

O navegador é muito bom também. Abre qualquer site numa boa. O único defeito é que não roda flash, mas ninguém morre por causa disso.

Este celular vem com GPS nativo. Para usar o GPS ele usa o aplicativo do Google Maps, que funciona muito bem mas precisa estar com a internet ligada para ir mostrando o mapa. De resto funciona muito bem. Você pode configurar um percurso e ele vai guiando na tela (sem áudio) as ruas, indicando em quais ruas dobrar, etc. Muito bom.

Para quem quer um GPS melhor, é só instalar um programa chamado NDrive. Com ele, é só baixar o mapa do Brasil e o programa vai guiando da mesma forma que o google maps, só que ele não precisa acessar a internet porque o mapa já fica baixado no aparelho. E o melhor de tudo, ele vai guiando com voz em português. Estilo "daqui a 50 metros, dobre à direita". Muito bom.

O único problema é que o NDrive é gratuito, mas os mapas pra baixar são pagos :( (nem tudo é perfeito, hehehe)

Agora, um aviso. Este celular não é pra qualquer um. A pessoa tem que conhecer um pouco de TI pra poder usar o aparelho principalmente por causa do problema com a bateria.

Para usar a internet o dia inteiro e fazer a bateria durar pelo menos 1 dia, é preciso instalar um programa para (o Universal Androot) acessar o android como root (administrador) e depois instalar um outro programa chamado OverclockWidget.

Este segundo programa, o OverclockWidget, serve principalmente para diminuir o clock do processador do celular. O clock normal do Galaxy 5 é 600MHz.

Para fazer a bateria durar pelo menos 1 dia usando todos os recursos (internet ligado direto, auto sincronização de conta do google que atualiza contatos, agenda e e-mail automaticamente, gps e localização via telefonia ligados direto), você deve baixar a velocidade do processador para 320MHz.

Com esse clock o celular funciona muito bem, faz todas as funções perfeitamente sem um mínimo de lerdeza. O clock só deve ser aumentado se você for jogar algum jogo 3D que exija muito de processar ou se for ver vídeos no celular. Para todo o resto, 320MHz dá e sobra.

Bem é isso, depois vou postar sobre os programas que eu tenho instalado no meu Android e depois vou atualizar o meu Android para o 2.2 (Froyo) e daí comento mais aqui.

Flw