quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Steve Jobs morreu...

Steve  Jobs morreu...

Eis a página da Apple:





steve jobs morreu... um homem q revolucionou a tecnologia... esperanças q ainda existam e surjam muitos como ele. são pessoas necessárias.


 os trends mais falados sobre o steve jobs. vai fazer falta, com certeza


A informática evoluiu muito nos últimos 10 anos, graças ao Steve Jobs, pelo Mac OS X, iPod, iPhone e iPad #thankyousteve

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Internet Explorer 10 para tablets no Windows 8 não suportará Flash e nem Silverlight!!! E será programado com HTML5 + Javascript + CSS!!!


Internet Explorer 10 para tablets no Windows 8 não suportará Flash e nem Silverlight!!! E será programado com HTML5 + Javascript + CSS!!!


Caraca... o novo Internet Explorer 10 no Windows 8 não terá suporte a plugins em sua versão para tablets... que coisa... vai ter suporte apenas na sua versão desktop...

O mais estranho é que, além de significar que ele não suportará Flash em sua versão para tablets, ele não suportará também o plugin Silverlight DA PRÓPRIA MICROSOFT!!!

Em alguns sites na Web já se fala até mesmo da morte do Silverlight... isso é uma coisa muito estranha... é quase como que um tiro no pé...

O mais estranho é a linguagem que será aceita no novo Windows 8: HTML 5 + Javascript + CSS!!! Mesmo pra um ambiente desktop!!! ISSO é muito bizarro...

Javascript e CSS já é uma droga para desenvolvedores. Para a Web, felizmente, surgiu o JQuery que padroniza o Javascript dos navegadores. Um código escrito em JQuery PRATICAMENTE roda igual em todos os navegadores (mas não é 100% garantido). Mas ainda não criaram um "JQueryCSS", ou seja, o CSS escrito para um navegador roda diferente em outro navegador.

Para que um efeito em CSS rode iguais em diferentes navegadores, temos que colocar alguns "IFs" e fazer alguns "truques" (os famosos "hacks") para isso. Sem contar que a cada lançamento novo de algum navegador, sempre alguma funcionalidade ou algum efeito deixa de funcionar... e lá vai o coitado do programador a toque de caixa correr atrás do prejuízo feito um louco...

Ou seja, Javascript + CSS é um ambiente INSTÁVEL para desenvolvimento. Me parece completamente ILÓGICO jogar um ambiente desses para um ambiente desktop. O ambiente desktop sempre foi um ambiente estável. Com ótimas ferramentas de desenvolvimento no estilo RAD. Já, fazer um ambiente de desenvolvimento no estilo RAD com Javascript + CSS... não confio muito não...

Por isso é que passei a ADORAR o Flex. O Flex trouxe uma plataforma madura, estável, robusta e com uma ÓTIMA ferramenta RAD exatamente PARA O AMBIENTE WEB! Um ambiente que nunca teve algo assim. Programar em Flex é muito fácil e - principalmente - muito rápido. E desenvolver software rápido em uma época onde TUDO é para ontem... faz toda a diferença.

Um conhecido meu sempre fala que "Javascript é a linguagem do futuro". E eu sempre respondo "Eu sei. Por isso acho que o futuro será negro", hehehe. Continuo com essa minha afirmação.

Ah, outra coisa. Também não ouvi falar em .Net, Visual Basic.Net, C#.Net nesse novo Windows 8 ainda...

Bem... mas o que importa é que, hoje em dia, a maior parte dos programadores desenvolvem aplicações COMERCIAIS em Flex. Esse tipo de sistema pode ser feito com Flex e distribuído com Adobe Air para que ele rode como um programa desktop instalado na máquina.

Graças a essa tecnologia, programadores Flex podem fazer programas que rodam na Web, em desktop e até mesmo como um aplicativo para iPhone e Android. Dessa forma, acho que o Adobe Air ainda será disponibilizado no Windows 8 para a versão para tablets (menos mal :) )

Bem... vamos ver o que o futuro nos reserva...
Flw,

Rodison

Primeiras impressões: Windows 8 Developer Preview [vídeo]


Primeiras impressões: Windows 8 Developer Preview [vídeo]

A Microsoft liberou uma versão Pré-Beta do novo Windows e o Baixaki já testou. 


Esse é o vídeo:



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/13372-primeiras-impressoes-windows-8-developer-preview-video-.htm#ixzz1YA7aZ5uG





Bem legal o vídeo. Vai mudar bastante coisa. A princípio eu achei legal. Vamos ver...


Flw,


Rodison

[iPhone] iPhone 4 apaga / desliga e não volta mais

[iPhone] iPhone 4 apaga / desliga e não volta mais

Dia desses aconteceu algo realmente estranho no meu iPhone 4. A tela dele apagou e não acendeu mais!!!

Apertei tudo quanto é botão e nada dele.

O mais estranho é que se eu pegava outro celular para ligar para o meu número, ele ficava chamando, chamando, chamando mas no iPhone não aparecia nada. O iPhone não tocava, não vibrava, não acendia... nada!

Botei pra carregar e nada também. Ele não acendia e nem dizia que estava carregando.

Então deixei ele como estava pois tive que sair e só voltei de noite, umas 4 horas depois. Já tinha me decidido que no dia seguinte iria numa loja Apple aqui em Florianópolis.

Então não aceitei o fato e fui pro Google.

Surpresa minha: encontrei vários links falando sobre este problema e até um vídeo no Youtube que explica como religar o aparelho.

Para religar o aparelho é até bastante simples:

Fique pressionando o botão home (o botão redondo com um quadradinho branco q fica na parte da frente do iPhone mais embaixo) junto com o botão de liga/desliga (em cima do iPhone) por mais ou menos 1 minuto. Então a maçãzinha da Apple vai aparecer na tela e ele vai religar o aparelho.

O nome desse procedimento é Hard Reset (se você quiser procurar no Google).

O aparelho então demora para reiniciar porque na verdade ele vai estar um reboot forçado no iPhone, mas depois ele volta 100% ao normal.

O motivo deste problema, segundo os links que eu achei no Google, é porque o meu iPhone estava rodando a versão do sistema operacional do iPhone (o iOS) versão 4.3.3.

A solução para o problema é atualizar para a versão 4.3.5 (ou posterior) que está disponível via iTunes.

TEORICAMENTE este problema foi resolvido na atualização 4.3.5 do iOS.

Atualizei o meu e até agora tudo OK... mas vou ficar de olho, hehehe.

É isso pessoal, flw

Rodison

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mini curso gratuito - JSF 2, Rest e HTML5 - GlobalCode


Dia 29/09/2011 das 19hs às 22hs, a GlobalCode estará realizando o mini curso GRATUITO MC98 - JSF 2, Rest e HTML5


Ementa do curso:



Integração de sistemas sempre foi uma tarefa difícil, REST é um estilo arquitetural definido por Roy Fielding em sua tese de doutorado no ano 2000, onde simplificou-se os padrões de trocas de mensagem, sem a necessidade de protocolo de serviços web como SOAP.
Neste mini-curso entenderemos como pensar em uma arquitetura com REST, e como ele trabalha com JSF 2 através da JSR - 311 (JAX-RS), além de como podemos integrar isto tudo com HTML 5 em nossos projetos.
Minicurso criado pelo Raphael Adrien originalmente para apresentação no JavaOne Brasil 2010.



O mini curso será realizado em Florianópolis (sem transmissão pela Internet).


Para fazer a inscrição no mini curso, acesse:


http://www.globalcode.com.br/gratuitos/minicursos/minicurso-jsf2-rest-html5

Eu já fiz a minha inscrição nesse mini curso também ;)


Flw,


Rodison

Mini curso gratuito - Scrum + XP = Agilidade eXtrema - GlobalCode

Dia 22/09/2011 das 19hs às 22hs, a GlobalCode estará realizando o mini curso GRATUITO MC57 - Scrum + XP = Agilidade eXtrema


Ementa do curso:


Neste mini curso, vamos apresentar os conceitos por trás das metologias ágeis até culminar no surgimento do manifesto ágil. Vamos abordar os fundamentos do Gerenciamento Ágil de projetos com Scrum e analisar como é feito o planejamento e a estimativa de projetos dentro de um contexto ágil. E vamos abordar os príncipios, valores e práticas do Extreme Programming, conforme apresentado por Kent Beck no livro Extreme Programming Embrace Change, e demonstrar como Scrum e XP se relacionam, e como trabalhar em conjunto com as duas dentro de um contexto prático.


O mini curso será realizado em São Paulo mas também será mostrado ao vivo pela Internet via webcast.


Você pode já baixar o material do curso em: 


http://www.globalcode.com.br/download/minicursos/mc57.pdf 





Para fazer a inscrição no mini curso, acesse:


http://www.globalcode.com.br/gratuitos/minicursos/minicurso-scrum-extreme-programming-agilidade-extrema#.TnKFp_GtKU4.twitter


Eu já fiz a minha inscrição ;)


Flw,


Rodison

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Windows 8 - Copenhagen Concept in 2012

Trillian - comunicador instantâneo


testando o trillian... muito bom... muito bom mesmo. permite usar o msn, google talk e ateh o antigo icq tudo junto.


além disso tb permite o usar o chat do facebook, do foursquare, do linkedIn e do twitter (nem sabia q tinha)


e não é só isso!!! tb permite ver todos os posts do twitter e facebook!


tudo isso junto em apenas uma barrinha q fica à direita da tela... muito bom, muito rápido e muito prático.


e o melhor de tudo! levíssimo!!! consome só 16MB de ram!!! isso é muito pouco (até pq hj em dia qualquer coisinha de nada consome no mínimo uns 60MB de ram (o q eh um absurdo, mas...))


muito bom esse programa mesmo. recomendo.


flw,


rodison

Histórias legais que a gente encontra de vez em quando sem querer na Internet


Histórias legais que a gente encontra de vez em quando sem querer na Internet


Esse texto não é meu, mas achei muito legal:


Fonte: 
http://www.madcap.com.br/2010/contos-da-carochinha/a-volta-do-icq/


A australiana
O ICQ era legal, porque toda vez que algum novo usuário aparecia, você sabia que era mais um adido cultural na sua lista de experiências virtuais. E não existia tanta privacidade, um UIN conversava com o outro sem a necessidade de adicionar ou pedir permissão (Isso mudou em 1999 com a neurótica Aol LLC).

Uma dessas conversas foi com uma garota australiana. Ela era toda bonitinha, eu era um salafrário cafajeste, então já viu. Conversávamos por muito tempo — eu na madruga e ela no entardecer — amenidades, diferenças culturais, gírias aussies pra cá, inglês macarrônico pra lá.

Até que eu contei que meu avô era imigrante aqui no Brasil. Ela confidenciou que o avô dela também era alemão e refugiado da segunda guerra, mas que tinha perdido dois irmãos pelo mundo quando fugiram, talvez para a américa. Solícito que sou, disse que aqui na América do sul era fácil achar gente (era nada), e que faria uma pesquisa mais complexa para ela.

A minha idéia era passar os nomes para um amigo que trabalhava na antiga operadora de telefonia que a TIM comprou. Por ali ele conseguiria abranger o Brasil inteiro e, se os dois chucrutes estivesse nas terras tupiniquins, eu teria assunto para mais uns anos com a ruivinha.

Acontece que eu tinha duas listas telefônicas embaixo do meu monitor (gambiarra de nivelamento de vídeo avançado) e resolvi folheá-las. Era muita coincidência: tinha 9 sobrenomes que batiam. Destes dois eram os primeiros nomes indicados. Aí já fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi ligar para o primeiro.
— Seu Walfried?
— Ja vohl!
— O senhor é o irmão mais velho do Günter?
— …
— Alôuuu?
— Como você sabe!?
Desliguei na cara. Liguei para o Manfried. Mesma reação atônita.
Mandei um e-mail para a garota australiana (naquele tempo a gente usava o ICQ para amenidades e e-mails para coisas importantes), com os dados dos dois velhos: telefone, endereço, CEP, tudo.
O que se sucedeu foi uma coisa inacreditável, relatado por e-mail pelo pai da down under:Eles contataram os velhos aqui no Brasil; Os dois não sabiam que o irmão estava vivo, nem o irmão sabia que os dois ainda estavam na ativa; reuniram os três, 50 anos depois, em uma grande festa em Melbourne, onde os primos, netos, familiares e agregados se conheceram pela primeira vez.
A garota achava que eu era um herói, eu achava que nunca ia dar uns pegas nela. Ela achou namorado, eu virei metaleiro, ela casou e eu comprei uma bicicleta.
Depois disso só ficou a lembrança de ter feito uma coisa extremamente fenomenal para alguém que eu nunca, de fato, conheci.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[PIADA] Os tipos de problemas (em forma ascendente)

[PIADA] Os tipos de problemas (em forma ascendente)

Isso é de uma piadinha que eu recebi:

Pepino = problema

Leão = um grande problema

Dragão = é um problema enorme

ALIEN = é um problema do outro mundo

PREDADOR = é um problema impossível de ser resolvido, exemplo, fazer um corpo com massa m viajar com velocidade acima da velocidade da luz

flw,

Rodison

[java] Técnica "ReturnSet"

[java] Técnica "ReturnSet"

Oi pessoal,

Estou aqui para falar de uma prática que costumo adotar nos meus códigos java e flex chamado "ReturnSet".

É algo bem básico e simples que facilita a vida para quem precisa popular VOs que contenha muitos atributos.

Não chamo isso de padrão de projeto pois padrão de projeto é algo que foi muito estudado e - principalmente - comprovado na prática em várias situações e por várias pessoas em vários projetos.

Bem, vamos ao que interessa:

Digamos que você tem um VO com 10 atributos e precisa popular ele. O tradicional seria:

MeuVO meuVO = new MeuVO();
meuVO.setAtributo1("valor1");
meuVO.setAtributo2("valor2");
meuVO.setAtributo3("valor3");
...
meuVO.setAtributo10("valor10");

isso para cada um dos 10 atributos.

Ou então colocar tudo no construtor:

MeuVO = new MeuVO("valor1", "valor2", "valor3", ..., "valor10");

Essa segunda opção eu não gosto porque são tantos atributos - e não tem nada pra identificar eles - que eu pelo menos me perco sobre qual valor é de qual atributo.

Sem contar que se eu quisesse alterar só 3 atributos eu não conseguiria dessa segunda forma porque eu teria que passar todos os outros 7 atributos.

Uma solução simples para isso seria: além de ter um get e set tradicionais para cada atributo, poderíamos criar também um returnSet para cada atributo no VO.

Este "returnSet" seria como a seguir:

public MeuVO returnSetAtributo1(String atributo1) {
this.setAtributo1(atributo1);
return this;
}

Simples assim.

Dessa forma, para setar os atributos, só teríamos que fazer assim:

MeuVO meuVO = new MeuVO().returnSetAtributo1("valor1").returnSetAtributo2("valor2").returnSetAtributo3("valor3");

Pronto, só isso. Em uma única linha de maneira legível :)

Ah, mas dá mais trabalho ter que criar um returnSet para cada atributo!

Ah, mas eu já não gosto de gets e sets e tu vem me colocar mais um!

A minha resposta pra isso é: isso não é problema nenhum se você tem uma ferramenta que automatize seu código para você.

É muito fácil (muito mais fácil - e rápido - do que todo mundo imagina) fazer uma ferramenta automatizadora de código.

Vou mostrar isso em alguns posts pra frente.

É isso pessoal, flw.

Rodison

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Java - método chamarMetodo() - método utilitário para chamar um método qualquer dinamicamente em Java via Reflection


Java - método chamarMetodo() - método utilitário para chamar um método qualquer dinamicamente em Java via Reflection

Oi pessoal,

Hoje vou mostrar um método utilitário para chamar um método qualquer dinamicamente em Java via Reflection:

/**
* Chama um método dinamicamente (via Reflection).
*
* @param classeExecutora - A Classe onde está o método a ser chamado.
* @param objetoExecutor - Uma instância da classeExecutora que irá executar o método. Se o
* método a ser chamado for um método static, neste parâmetro deve vir null.
* @param nomeMetodo - O nome do método a ser chamado.
* @param arrayClassesParametros - Um array com as Classes dos parâmetros do método a ser
* chamado.
* @param arrayObjetosParametros - Um array com as instâncias (os valores) dos parâmetros do
* método a ser chamado.
* @return Object - o retorno do método desejado (se o mesmo tiver algum retorno, senão
* retorna null)
*/
@SuppressWarnings("unchecked")
public static Object chamarMetodo(Class classeExecutora, Object objetoExecutor,
String nomeMetodo, Class[] arrayClassesParametros, Object[] arrayObjetosParametros) {
if (nomeMetodo == null || "".equals(nomeMetodo.trim())) {
throw new RuntimeException(
"chamarMetodo() - O nome do método que deveria ser chamado está vazio.");
}
if (arrayClassesParametros == null) {
// se o araryClassesParametros estah null, cria um array vazio
arrayClassesParametros = new Class[] {};
}
if (arrayObjetosParametros == null) {
// se o arrayObjetosParametros estah null, cria um array vazio
arrayObjetosParametros = new Object[] {};
}
Object retorno = null;

// vai chamar o método desejado
Method metodo;
try {
metodo = classeExecutora.getMethod(nomeMetodo, arrayClassesParametros);
} catch (NullPointerException e) {
throw new RuntimeException(
"chamarMetodo() - A classeExecutora (a classe que deveria chamar " +
"o método desejado) está nula. Error: " + e);
} catch (NoSuchMethodException e) {
throw new RuntimeException("chamarMetodo() - O método chamado (" +
classeExecutora.getName() + "." + nomeMetodo + "()" +
") não foi encontrado. Error: " + e);
}

try {
retorno = metodo.invoke(objetoExecutor, arrayObjetosParametros);
} catch (InvocationTargetException e) {
throw new RuntimeException(
"chamarMetodo() - Erro desconhecido ao chamar o método \"" +
nomeMetodo + "\" com os parâmetros \"" + arrayObjetosParametros +
"\".\n\nExceção gerada: " + e + " ##### Target do Erro: " +
e.getTargetException());

} catch (IllegalAccessException e) {
throw new RuntimeException(
"chamarMetodo() - Erro desconhecido ao chamar o método \"" +
nomeMetodo + "\" com os parâmetros \"" + arrayObjetosParametros +
"\".\n\nExceção gerada: " + e);
}
return retorno;
}

Com este método, fica muito mais fácil chamar um método qualquer via Reflection. Veja como funciona com os exemplos abaixo:

1 - Digamos que eu tenho uma classe MeuTeste com o seguinte método:

public Map testando(String nome, TesteVO testeVO);

Para chamar o método, fazemos o seguinte:

MeuTeste meuTeste = new MeuTeste();
TesteVO testeVO = new TesteVO();

Map mapaRetorno = (Map)chamarMetodo(MeuTeste.class, meuTeste, "testando", new Class[] { String.class, TesteVO.class }, new Object[] { "Rodison", testeVO });

Dessa forma, o método será chamado via Reflection.

Chamar um método desta forma permite muitas possibilidades, principalmente se você está fazendo métodos utilitários que poderão ser reutilizados em N projetos para automatizar trechos de código.

Vamos para o segundo exemplo.

2 - Vamos chamar a mesma função mas sem parâmetros:

public Map testando2();

Para chamar o método, fazemos o seguinte:

MeuTeste meuTeste = new MeuTeste();

Map mapaRetorno = (Map)chamarMetodo(MeuTeste.class, meuTeste, "testando2", null, null);

3 - Chamando um método void:

public void testando3();

Para chamar o método, fazemos o seguinte:

MeuTeste meuTeste = new MeuTeste();

chamarMetodo(MeuTeste.class, meuTeste, "testando3", null, null);

4 - Chamando um método estático:

public static RetornoVO testandoEstatico(String texto);

Para chamar o método, fazemos o seguinte:

RetornoVO retornoVO = (RetornoVO)chamarMetodo(MeuTeste.class, null, "testandoEstatico", new Class[] {String.class}, new Object[] {"texto qualquer"});

Para chamar um método estático repare que o segundo argumento do chamarMetodo deve ser null (pois um método estácio é chamado diretamente sem precisar a classe do método).

Bem, é isso. Mais uma funçãozinha pra facilitar a vida da gente :)

flw,

Rodison

Vida de programador.com.br

Ótimo blog: www.vidadeprogramador.com.br

Blog com quadrinhos sobre situações corriqueirad e engraçadas na vida de um programador.

Vale a pena conferir.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vaga de Estágio Java / Flex - Florianópolis / SC - Inside System Informática Ltda.

Oi pessoal,

Aqui na minha empresa abrimos vaga para duas vagas de estágio Java / Flex. As vagas são na área de desenvolvimento Java para web / Flex em Florianópolis.

O candidato deve possuir os seguintes conhecimentos (desejável, mas não obrigatório):

- Bons conhecimentos em orientação a objetos;

- Bons conhecimentos em programação java;

- Bons conhecimentos em arquitetura web;

- Conhecimentos em javascript e css;

- Conhecimentos de Servlets e JSP (ou de algum framework para a web como JSF ou Struts, de preferência JSF);

- Conhecimentos de banco de dados (saber fazer selects com cláusulas union, de preferência);

- Ter iniciativa;

- Saber se relacionar bem com colegas e clientes;

- Ser auto-didata.

O estágio é remunerado e oferecemos treinamento para o estagiário aprender a desenvolver sistemas web utilizando Hibernate, Spring, Flex, iReports, WebServices, JSF, Ajax e outras tecnologias.

Este é um estágio que visa a contratação do canditado. Assim, ao fim do estágio, oferecemos oportunidade para contratação.

Interessados, favor enviar e-mail com currículo e pretensão salarial para rodison@insidesystem.com.br e no título do e-mail colocar "VAGA ESTÁGIO JAVA FLEX".

Atenciosamente,

Rodison dos Santos Ferreira
Coordenador Java
Inside System Informática Ltda.
www.insidesystem.com.br

twitter: www.twitter.com/rodison

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NFC - Mais uma tecnologia nova interessante chegando (ou um RFID 2.0)

NFC, ou Near Field Communication, é mais uma daquelas tecnologias novas que pode facilitar bastante a nossa vida.

Ela seria uma "extensão" da tecnologia RFID.

A tecnologia RFID é uma "etiqueta" que as empresas passaram a colocar nos seus produtos. Nesta etiqueta tem um transmissor de rádio que pode transmitir alguns dados por frequência de rádio. Este transmissor é tão fino que pode ser colocado em uma etiqueta adesiva, por exemplo. Várias lojas estão colocando estas etiquetas em seus produtos pra servir como um "detector de roubo".

Exemplo, se você pega um sapato em uma loja de sapatos e sem querer sai da loja passando por aqueles detectores de produtos, o detector apita dizendo que você saiu da loja com uma sapato sem pagar. Você olha para o sapato e não tem nada pendurado nele, nenhuma daquelas peças de plástico, nenhum dispositivo de segurança. Provavelmente é porque tem uma etiqueta dentro do sapato, entre as camadas de couro do sapato ou até mesmo dentro da sola do sapato. Ela emite uma frequência de rádio que avisa o detector de produtos.

O RFID é usado inclusive em pedágios. Quando você instala aqueles "Via Rápida" no seu carro, que daí você passa direto no pedágio sem ter que pagar porque o valor é debitado automaticamente da sua conta quando você passa com o carro, é porque tem um dispositivo com RFID instalado no seu carro.

Pois bem, o NFC seria uma evolução do RFID, mas para trafegar qualquer tipo de dados e com segurança. Isso significa que você poderia fazer pagamentos bancários ou comprar coisas através de um dispositivo com um chip NFC.

Ou seja, um dispositivo NFC poderia ser usado no lugar de um cartão de débito ou de crédito. Na verdade, vejo ele como um ótimo substituto do cartão de débito / crédito.

Até porque já estão surgindo celulares com chips NFC! Como o Google Nexus S que eu falei no último post. Ou seja, seu smartphone poderia ganhar mais uma função: função de cartão de débito / crédito. Muito bom.

Sem contar que podem colocar "leitores" NFC em um celular, por exemplo.

Imagina só, você vai no cinema. Vê nos cartazes os filmes em cartaz. No cartaz tem um chip NFC. Você aproxima o seu celular perto do cartaz e o seu celular automaticamente detecta o filme e mostra informações da internet sobre o filme e te permite até mesmo ver o trailer do filme pelo seu celular. Ótimo, né?

Até mesmo alguns bancos, a Visa e a Mastercard já estão utilizando esta tecnologia, como se pode ver nesta ótima matéria da Convergência Digital em http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24057&sid=15

Mais informações sobre o NFC na wikipedia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Near_field_communication

E mais informações sobre o RFC na wikipedia (em português): http://pt.wikipedia.org/wiki/Rfid

flw

Google Nexus S - O próximo celular do Google rodando Android 2.3 (Gingerbread)

Duas notícias:

Depois de lançar o Google Nexus One em parceria com a HTC, o Google vai lançar a segunda versão do seu celular: o Google Nexus S.

Dessa vez o celular da Google vai ser feito pela Samsung, a mesma fabricante do Galaxy S e do Galaxy 5 (o meu celular, hehehe :P )

O Google Nexus S virá rodando o Android 2.3 (Gingerbread). Espero que a atualização do Android 2.3 para os outros celulares venha logo também (inclusive pro meu cel, hehehe :) ).

Quanto ao Hardware, não tem muitas diferenças quanto ao Galaxy S. Uma das vantagens, é que o celular virá com um chip NFC, algo beeeeem interessante :)

Para ver mais sobre o Google Nexus S, acesse este site: http://www.kerodicas.com/noticias/artigo=41329/#more-41329

Para saber mais sobre o NFC, acesse o meu próximo post :)

flw

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Aplicativos para Android

Oi pessoal,

Conforme eu falei, comprei um celular com Android e agora vou listar os programas que eu tenho instalado nele e falar um pouco sobre eles:

# Adobe Reader - maravilhoso leitor de PDF pra Android. Ele tem a função Text Reflow (Refluxo de Texto) que quebra o texto do pdf para que se possa ler ele perfeitamente no celular. Dá pra ler um livro inteiro em pdf com ele. Muito bom.

# AnySoftKeyboard - o teclado virtual padrão do Android não é muito bom. As letras são muito pequenas. Só que o Android te permite baixar outros teclados virtuais para usar no lugar do teclado padrão dele. O AnySoftKeyboard é um outro teclado virtual feito pra usar no lugar do teclado padrão do Android. Ele permite muitas configurações avançadas, inclusive para aumentar o tamanho das teclas. Com este teclado, eu uso o meu celular quase como se fosse um teclado de um computador normal. Muito bom.

# BB - Aplicativo do Banco do Brasil pra acessar o banco. Muito bom.

# Cine Mobits - Mostra a programação de cinema dos principais cinemas da sua cidade. Com direito a horário dos filmes, sinopse e trailer :)

# Clima - mostra a previsão do tempo para a sua cidade.

# Evernote - versão do Evernote para o Android. O Evernote é um sistema web que permite salvar notas escritas por você na internet. Ele tem uma versão pra windows. Você escreve uma nota no windows e automaticamente ele atualiza a nota na internet. E agora pra android também. Você escreve uma nota no android e ele atualiza na internet. Ou seja, suas notas ficam acessíveis pra você tanto no android, quanto no windows, quanto na internet. Muito bom.

# Facebook - aplicativo oficial do facebook

# Foursquare - aplicativo oficial do foursquare

# Google Buzz - aplicativo oficial do google buzz

# Google Tradutor - aplicativo oficial do google tradutor. muito rápido, prático e fácil. Exige conexão com a internet.

# Jabiru - cliente IM que utiliza o padrão Jabber. O mesmo usado pelo Google Talk e Spark.

# Loterias Brasil - Mostra os resultados das loterias atualizadas no seu android (nunca é demais contar um pouquinho com a sorte, né? :) )

# MSN Droid - Ótimo cliente MSN pro Android

# MySettings - Programa muito útil que mostra as principais configurações do Android em uma única tela.

# NDrive - Programa de GPS que eu já tinha comentado no post anterior.

# OverclockWidget - Programa que permite alterar o clock do processador. Eu uso pra diminuir o clock para economizar bateria como eu já comentei também no post anterior.

# Ping & DNS - Programa que permite fazer ping para um determinado IP ou url. Mostra várias informações sobre o IP / URL.

# Quick Settings - parecido com o MySettings, só que ele tem uma funcionalidade de lanterna que faz a tela do seu android se iluminar no máximo em um fundo branco, o que faz ele atuar como uma lanterna. Muito útil.

# RockPlayer - player de vídeo pro Android muito bom. Consegui até tocar filmes em avi nele. Ficou meio lento mas até quebra um galho. Se você pegar um filme em uma baixa resolução, daí fica perfeito.

# SimpleNotes - programa simples pra anotações.

# StopWatch & Timer - ótimo programa pra servir como conômetro e contagem regressiva.

# TweetDeck - ótimo cliente pra Twitter, Buzz e Foursquare em um único programa com suporte a notificações e tudo. CUIDADO: se você colocar pra ele se atualizar em busca de posts em um intervalo menor do que de 15 em 15 minutos, ele acaba consumindo muita energia da bateria. Ele também serve como cliente pro Facebook mas daí não é tão bom.

# Universal Androot - aplicativo que permite a você acessar seu Android no modo root, como eu já tinha falado no post anterior. Requerido por alguns programas (como o OverclockWidget).

Samsung Galaxy 5 - Celular com Android

Comprei um Samsung Galaxy 5. Não é um Galaxy S mas é muito bom. Pelo menos é o melhor custo x benefício  pra um celular que rode Android e eu não tenho nada a reclamar dele (com exceção da bateria, que dura pouco, mas dá pra configurar pra gastar menos).

Tirando a questão da bateria, o aparelho é FANTÁSTICO, ainda mais se você usa internet no celular todo dia (como eu faço, por exemplo).

O aparelho vem instalado com o Android 2.1Eclair. Ele é muito bom, te permite fazer tudo de forma muito fácil.

Com certeza uma das melhores coisas do Android é o Android Market. É só abrir o android market, buscar por qualquer assunto ou palavra e ele lista dezenas de aplicativos sobre tal assunto ou palavra. É só escolher e clicar para instalar.

A instalação dos programas é feita na hora, automaticamente de forma muito fácil. Muito bom. Tem vários aplicativos que são pagos mas a maior parte é gratuito e os gratuitos suprem a necessidade muito bem.

O navegador é muito bom também. Abre qualquer site numa boa. O único defeito é que não roda flash, mas ninguém morre por causa disso.

Este celular vem com GPS nativo. Para usar o GPS ele usa o aplicativo do Google Maps, que funciona muito bem mas precisa estar com a internet ligada para ir mostrando o mapa. De resto funciona muito bem. Você pode configurar um percurso e ele vai guiando na tela (sem áudio) as ruas, indicando em quais ruas dobrar, etc. Muito bom.

Para quem quer um GPS melhor, é só instalar um programa chamado NDrive. Com ele, é só baixar o mapa do Brasil e o programa vai guiando da mesma forma que o google maps, só que ele não precisa acessar a internet porque o mapa já fica baixado no aparelho. E o melhor de tudo, ele vai guiando com voz em português. Estilo "daqui a 50 metros, dobre à direita". Muito bom.

O único problema é que o NDrive é gratuito, mas os mapas pra baixar são pagos :( (nem tudo é perfeito, hehehe)

Agora, um aviso. Este celular não é pra qualquer um. A pessoa tem que conhecer um pouco de TI pra poder usar o aparelho principalmente por causa do problema com a bateria.

Para usar a internet o dia inteiro e fazer a bateria durar pelo menos 1 dia, é preciso instalar um programa para (o Universal Androot) acessar o android como root (administrador) e depois instalar um outro programa chamado OverclockWidget.

Este segundo programa, o OverclockWidget, serve principalmente para diminuir o clock do processador do celular. O clock normal do Galaxy 5 é 600MHz.

Para fazer a bateria durar pelo menos 1 dia usando todos os recursos (internet ligado direto, auto sincronização de conta do google que atualiza contatos, agenda e e-mail automaticamente, gps e localização via telefonia ligados direto), você deve baixar a velocidade do processador para 320MHz.

Com esse clock o celular funciona muito bem, faz todas as funções perfeitamente sem um mínimo de lerdeza. O clock só deve ser aumentado se você for jogar algum jogo 3D que exija muito de processar ou se for ver vídeos no celular. Para todo o resto, 320MHz dá e sobra.

Bem é isso, depois vou postar sobre os programas que eu tenho instalado no meu Android e depois vou atualizar o meu Android para o 2.2 (Froyo) e daí comento mais aqui.

Flw