quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

NFC - Mais uma tecnologia nova interessante chegando (ou um RFID 2.0)

NFC, ou Near Field Communication, é mais uma daquelas tecnologias novas que pode facilitar bastante a nossa vida.

Ela seria uma "extensão" da tecnologia RFID.

A tecnologia RFID é uma "etiqueta" que as empresas passaram a colocar nos seus produtos. Nesta etiqueta tem um transmissor de rádio que pode transmitir alguns dados por frequência de rádio. Este transmissor é tão fino que pode ser colocado em uma etiqueta adesiva, por exemplo. Várias lojas estão colocando estas etiquetas em seus produtos pra servir como um "detector de roubo".

Exemplo, se você pega um sapato em uma loja de sapatos e sem querer sai da loja passando por aqueles detectores de produtos, o detector apita dizendo que você saiu da loja com uma sapato sem pagar. Você olha para o sapato e não tem nada pendurado nele, nenhuma daquelas peças de plástico, nenhum dispositivo de segurança. Provavelmente é porque tem uma etiqueta dentro do sapato, entre as camadas de couro do sapato ou até mesmo dentro da sola do sapato. Ela emite uma frequência de rádio que avisa o detector de produtos.

O RFID é usado inclusive em pedágios. Quando você instala aqueles "Via Rápida" no seu carro, que daí você passa direto no pedágio sem ter que pagar porque o valor é debitado automaticamente da sua conta quando você passa com o carro, é porque tem um dispositivo com RFID instalado no seu carro.

Pois bem, o NFC seria uma evolução do RFID, mas para trafegar qualquer tipo de dados e com segurança. Isso significa que você poderia fazer pagamentos bancários ou comprar coisas através de um dispositivo com um chip NFC.

Ou seja, um dispositivo NFC poderia ser usado no lugar de um cartão de débito ou de crédito. Na verdade, vejo ele como um ótimo substituto do cartão de débito / crédito.

Até porque já estão surgindo celulares com chips NFC! Como o Google Nexus S que eu falei no último post. Ou seja, seu smartphone poderia ganhar mais uma função: função de cartão de débito / crédito. Muito bom.

Sem contar que podem colocar "leitores" NFC em um celular, por exemplo.

Imagina só, você vai no cinema. Vê nos cartazes os filmes em cartaz. No cartaz tem um chip NFC. Você aproxima o seu celular perto do cartaz e o seu celular automaticamente detecta o filme e mostra informações da internet sobre o filme e te permite até mesmo ver o trailer do filme pelo seu celular. Ótimo, né?

Até mesmo alguns bancos, a Visa e a Mastercard já estão utilizando esta tecnologia, como se pode ver nesta ótima matéria da Convergência Digital em http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24057&sid=15

Mais informações sobre o NFC na wikipedia (em inglês): http://en.wikipedia.org/wiki/Near_field_communication

E mais informações sobre o RFC na wikipedia (em português): http://pt.wikipedia.org/wiki/Rfid

flw

Nenhum comentário: