sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Internet Explorer 10 para tablets no Windows 8 não suportará Flash e nem Silverlight!!! E será programado com HTML5 + Javascript + CSS!!!


Internet Explorer 10 para tablets no Windows 8 não suportará Flash e nem Silverlight!!! E será programado com HTML5 + Javascript + CSS!!!


Caraca... o novo Internet Explorer 10 no Windows 8 não terá suporte a plugins em sua versão para tablets... que coisa... vai ter suporte apenas na sua versão desktop...

O mais estranho é que, além de significar que ele não suportará Flash em sua versão para tablets, ele não suportará também o plugin Silverlight DA PRÓPRIA MICROSOFT!!!

Em alguns sites na Web já se fala até mesmo da morte do Silverlight... isso é uma coisa muito estranha... é quase como que um tiro no pé...

O mais estranho é a linguagem que será aceita no novo Windows 8: HTML 5 + Javascript + CSS!!! Mesmo pra um ambiente desktop!!! ISSO é muito bizarro...

Javascript e CSS já é uma droga para desenvolvedores. Para a Web, felizmente, surgiu o JQuery que padroniza o Javascript dos navegadores. Um código escrito em JQuery PRATICAMENTE roda igual em todos os navegadores (mas não é 100% garantido). Mas ainda não criaram um "JQueryCSS", ou seja, o CSS escrito para um navegador roda diferente em outro navegador.

Para que um efeito em CSS rode iguais em diferentes navegadores, temos que colocar alguns "IFs" e fazer alguns "truques" (os famosos "hacks") para isso. Sem contar que a cada lançamento novo de algum navegador, sempre alguma funcionalidade ou algum efeito deixa de funcionar... e lá vai o coitado do programador a toque de caixa correr atrás do prejuízo feito um louco...

Ou seja, Javascript + CSS é um ambiente INSTÁVEL para desenvolvimento. Me parece completamente ILÓGICO jogar um ambiente desses para um ambiente desktop. O ambiente desktop sempre foi um ambiente estável. Com ótimas ferramentas de desenvolvimento no estilo RAD. Já, fazer um ambiente de desenvolvimento no estilo RAD com Javascript + CSS... não confio muito não...

Por isso é que passei a ADORAR o Flex. O Flex trouxe uma plataforma madura, estável, robusta e com uma ÓTIMA ferramenta RAD exatamente PARA O AMBIENTE WEB! Um ambiente que nunca teve algo assim. Programar em Flex é muito fácil e - principalmente - muito rápido. E desenvolver software rápido em uma época onde TUDO é para ontem... faz toda a diferença.

Um conhecido meu sempre fala que "Javascript é a linguagem do futuro". E eu sempre respondo "Eu sei. Por isso acho que o futuro será negro", hehehe. Continuo com essa minha afirmação.

Ah, outra coisa. Também não ouvi falar em .Net, Visual Basic.Net, C#.Net nesse novo Windows 8 ainda...

Bem... mas o que importa é que, hoje em dia, a maior parte dos programadores desenvolvem aplicações COMERCIAIS em Flex. Esse tipo de sistema pode ser feito com Flex e distribuído com Adobe Air para que ele rode como um programa desktop instalado na máquina.

Graças a essa tecnologia, programadores Flex podem fazer programas que rodam na Web, em desktop e até mesmo como um aplicativo para iPhone e Android. Dessa forma, acho que o Adobe Air ainda será disponibilizado no Windows 8 para a versão para tablets (menos mal :) )

Bem... vamos ver o que o futuro nos reserva...
Flw,

Rodison

Nenhum comentário: