sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Internet Explorer 10 para tablets no Windows 8 não suportará Flash e nem Silverlight!!! E será programado com HTML5 + Javascript + CSS!!!


Internet Explorer 10 para tablets no Windows 8 não suportará Flash e nem Silverlight!!! E será programado com HTML5 + Javascript + CSS!!!


Caraca... o novo Internet Explorer 10 no Windows 8 não terá suporte a plugins em sua versão para tablets... que coisa... vai ter suporte apenas na sua versão desktop...

O mais estranho é que, além de significar que ele não suportará Flash em sua versão para tablets, ele não suportará também o plugin Silverlight DA PRÓPRIA MICROSOFT!!!

Em alguns sites na Web já se fala até mesmo da morte do Silverlight... isso é uma coisa muito estranha... é quase como que um tiro no pé...

O mais estranho é a linguagem que será aceita no novo Windows 8: HTML 5 + Javascript + CSS!!! Mesmo pra um ambiente desktop!!! ISSO é muito bizarro...

Javascript e CSS já é uma droga para desenvolvedores. Para a Web, felizmente, surgiu o JQuery que padroniza o Javascript dos navegadores. Um código escrito em JQuery PRATICAMENTE roda igual em todos os navegadores (mas não é 100% garantido). Mas ainda não criaram um "JQueryCSS", ou seja, o CSS escrito para um navegador roda diferente em outro navegador.

Para que um efeito em CSS rode iguais em diferentes navegadores, temos que colocar alguns "IFs" e fazer alguns "truques" (os famosos "hacks") para isso. Sem contar que a cada lançamento novo de algum navegador, sempre alguma funcionalidade ou algum efeito deixa de funcionar... e lá vai o coitado do programador a toque de caixa correr atrás do prejuízo feito um louco...

Ou seja, Javascript + CSS é um ambiente INSTÁVEL para desenvolvimento. Me parece completamente ILÓGICO jogar um ambiente desses para um ambiente desktop. O ambiente desktop sempre foi um ambiente estável. Com ótimas ferramentas de desenvolvimento no estilo RAD. Já, fazer um ambiente de desenvolvimento no estilo RAD com Javascript + CSS... não confio muito não...

Por isso é que passei a ADORAR o Flex. O Flex trouxe uma plataforma madura, estável, robusta e com uma ÓTIMA ferramenta RAD exatamente PARA O AMBIENTE WEB! Um ambiente que nunca teve algo assim. Programar em Flex é muito fácil e - principalmente - muito rápido. E desenvolver software rápido em uma época onde TUDO é para ontem... faz toda a diferença.

Um conhecido meu sempre fala que "Javascript é a linguagem do futuro". E eu sempre respondo "Eu sei. Por isso acho que o futuro será negro", hehehe. Continuo com essa minha afirmação.

Ah, outra coisa. Também não ouvi falar em .Net, Visual Basic.Net, C#.Net nesse novo Windows 8 ainda...

Bem... mas o que importa é que, hoje em dia, a maior parte dos programadores desenvolvem aplicações COMERCIAIS em Flex. Esse tipo de sistema pode ser feito com Flex e distribuído com Adobe Air para que ele rode como um programa desktop instalado na máquina.

Graças a essa tecnologia, programadores Flex podem fazer programas que rodam na Web, em desktop e até mesmo como um aplicativo para iPhone e Android. Dessa forma, acho que o Adobe Air ainda será disponibilizado no Windows 8 para a versão para tablets (menos mal :) )

Bem... vamos ver o que o futuro nos reserva...
Flw,

Rodison

Primeiras impressões: Windows 8 Developer Preview [vídeo]


Primeiras impressões: Windows 8 Developer Preview [vídeo]

A Microsoft liberou uma versão Pré-Beta do novo Windows e o Baixaki já testou. 


Esse é o vídeo:



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/windows-8/13372-primeiras-impressoes-windows-8-developer-preview-video-.htm#ixzz1YA7aZ5uG





Bem legal o vídeo. Vai mudar bastante coisa. A princípio eu achei legal. Vamos ver...


Flw,


Rodison

[iPhone] iPhone 4 apaga / desliga e não volta mais

[iPhone] iPhone 4 apaga / desliga e não volta mais

Dia desses aconteceu algo realmente estranho no meu iPhone 4. A tela dele apagou e não acendeu mais!!!

Apertei tudo quanto é botão e nada dele.

O mais estranho é que se eu pegava outro celular para ligar para o meu número, ele ficava chamando, chamando, chamando mas no iPhone não aparecia nada. O iPhone não tocava, não vibrava, não acendia... nada!

Botei pra carregar e nada também. Ele não acendia e nem dizia que estava carregando.

Então deixei ele como estava pois tive que sair e só voltei de noite, umas 4 horas depois. Já tinha me decidido que no dia seguinte iria numa loja Apple aqui em Florianópolis.

Então não aceitei o fato e fui pro Google.

Surpresa minha: encontrei vários links falando sobre este problema e até um vídeo no Youtube que explica como religar o aparelho.

Para religar o aparelho é até bastante simples:

Fique pressionando o botão home (o botão redondo com um quadradinho branco q fica na parte da frente do iPhone mais embaixo) junto com o botão de liga/desliga (em cima do iPhone) por mais ou menos 1 minuto. Então a maçãzinha da Apple vai aparecer na tela e ele vai religar o aparelho.

O nome desse procedimento é Hard Reset (se você quiser procurar no Google).

O aparelho então demora para reiniciar porque na verdade ele vai estar um reboot forçado no iPhone, mas depois ele volta 100% ao normal.

O motivo deste problema, segundo os links que eu achei no Google, é porque o meu iPhone estava rodando a versão do sistema operacional do iPhone (o iOS) versão 4.3.3.

A solução para o problema é atualizar para a versão 4.3.5 (ou posterior) que está disponível via iTunes.

TEORICAMENTE este problema foi resolvido na atualização 4.3.5 do iOS.

Atualizei o meu e até agora tudo OK... mas vou ficar de olho, hehehe.

É isso pessoal, flw

Rodison

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mini curso gratuito - JSF 2, Rest e HTML5 - GlobalCode


Dia 29/09/2011 das 19hs às 22hs, a GlobalCode estará realizando o mini curso GRATUITO MC98 - JSF 2, Rest e HTML5


Ementa do curso:



Integração de sistemas sempre foi uma tarefa difícil, REST é um estilo arquitetural definido por Roy Fielding em sua tese de doutorado no ano 2000, onde simplificou-se os padrões de trocas de mensagem, sem a necessidade de protocolo de serviços web como SOAP.
Neste mini-curso entenderemos como pensar em uma arquitetura com REST, e como ele trabalha com JSF 2 através da JSR - 311 (JAX-RS), além de como podemos integrar isto tudo com HTML 5 em nossos projetos.
Minicurso criado pelo Raphael Adrien originalmente para apresentação no JavaOne Brasil 2010.



O mini curso será realizado em Florianópolis (sem transmissão pela Internet).


Para fazer a inscrição no mini curso, acesse:


http://www.globalcode.com.br/gratuitos/minicursos/minicurso-jsf2-rest-html5

Eu já fiz a minha inscrição nesse mini curso também ;)


Flw,


Rodison

Mini curso gratuito - Scrum + XP = Agilidade eXtrema - GlobalCode

Dia 22/09/2011 das 19hs às 22hs, a GlobalCode estará realizando o mini curso GRATUITO MC57 - Scrum + XP = Agilidade eXtrema


Ementa do curso:


Neste mini curso, vamos apresentar os conceitos por trás das metologias ágeis até culminar no surgimento do manifesto ágil. Vamos abordar os fundamentos do Gerenciamento Ágil de projetos com Scrum e analisar como é feito o planejamento e a estimativa de projetos dentro de um contexto ágil. E vamos abordar os príncipios, valores e práticas do Extreme Programming, conforme apresentado por Kent Beck no livro Extreme Programming Embrace Change, e demonstrar como Scrum e XP se relacionam, e como trabalhar em conjunto com as duas dentro de um contexto prático.


O mini curso será realizado em São Paulo mas também será mostrado ao vivo pela Internet via webcast.


Você pode já baixar o material do curso em: 


http://www.globalcode.com.br/download/minicursos/mc57.pdf 





Para fazer a inscrição no mini curso, acesse:


http://www.globalcode.com.br/gratuitos/minicursos/minicurso-scrum-extreme-programming-agilidade-extrema#.TnKFp_GtKU4.twitter


Eu já fiz a minha inscrição ;)


Flw,


Rodison

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Windows 8 - Copenhagen Concept in 2012

Trillian - comunicador instantâneo


testando o trillian... muito bom... muito bom mesmo. permite usar o msn, google talk e ateh o antigo icq tudo junto.


além disso tb permite o usar o chat do facebook, do foursquare, do linkedIn e do twitter (nem sabia q tinha)


e não é só isso!!! tb permite ver todos os posts do twitter e facebook!


tudo isso junto em apenas uma barrinha q fica à direita da tela... muito bom, muito rápido e muito prático.


e o melhor de tudo! levíssimo!!! consome só 16MB de ram!!! isso é muito pouco (até pq hj em dia qualquer coisinha de nada consome no mínimo uns 60MB de ram (o q eh um absurdo, mas...))


muito bom esse programa mesmo. recomendo.


flw,


rodison

Histórias legais que a gente encontra de vez em quando sem querer na Internet


Histórias legais que a gente encontra de vez em quando sem querer na Internet


Esse texto não é meu, mas achei muito legal:


Fonte: 
http://www.madcap.com.br/2010/contos-da-carochinha/a-volta-do-icq/


A australiana
O ICQ era legal, porque toda vez que algum novo usuário aparecia, você sabia que era mais um adido cultural na sua lista de experiências virtuais. E não existia tanta privacidade, um UIN conversava com o outro sem a necessidade de adicionar ou pedir permissão (Isso mudou em 1999 com a neurótica Aol LLC).

Uma dessas conversas foi com uma garota australiana. Ela era toda bonitinha, eu era um salafrário cafajeste, então já viu. Conversávamos por muito tempo — eu na madruga e ela no entardecer — amenidades, diferenças culturais, gírias aussies pra cá, inglês macarrônico pra lá.

Até que eu contei que meu avô era imigrante aqui no Brasil. Ela confidenciou que o avô dela também era alemão e refugiado da segunda guerra, mas que tinha perdido dois irmãos pelo mundo quando fugiram, talvez para a américa. Solícito que sou, disse que aqui na América do sul era fácil achar gente (era nada), e que faria uma pesquisa mais complexa para ela.

A minha idéia era passar os nomes para um amigo que trabalhava na antiga operadora de telefonia que a TIM comprou. Por ali ele conseguiria abranger o Brasil inteiro e, se os dois chucrutes estivesse nas terras tupiniquins, eu teria assunto para mais uns anos com a ruivinha.

Acontece que eu tinha duas listas telefônicas embaixo do meu monitor (gambiarra de nivelamento de vídeo avançado) e resolvi folheá-las. Era muita coincidência: tinha 9 sobrenomes que batiam. Destes dois eram os primeiros nomes indicados. Aí já fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi ligar para o primeiro.
— Seu Walfried?
— Ja vohl!
— O senhor é o irmão mais velho do Günter?
— …
— Alôuuu?
— Como você sabe!?
Desliguei na cara. Liguei para o Manfried. Mesma reação atônita.
Mandei um e-mail para a garota australiana (naquele tempo a gente usava o ICQ para amenidades e e-mails para coisas importantes), com os dados dos dois velhos: telefone, endereço, CEP, tudo.
O que se sucedeu foi uma coisa inacreditável, relatado por e-mail pelo pai da down under:Eles contataram os velhos aqui no Brasil; Os dois não sabiam que o irmão estava vivo, nem o irmão sabia que os dois ainda estavam na ativa; reuniram os três, 50 anos depois, em uma grande festa em Melbourne, onde os primos, netos, familiares e agregados se conheceram pela primeira vez.
A garota achava que eu era um herói, eu achava que nunca ia dar uns pegas nela. Ela achou namorado, eu virei metaleiro, ela casou e eu comprei uma bicicleta.
Depois disso só ficou a lembrança de ter feito uma coisa extremamente fenomenal para alguém que eu nunca, de fato, conheci.