quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Samsung Galaxy 5 - Celular com Android

Comprei um Samsung Galaxy 5. Não é um Galaxy S mas é muito bom. Pelo menos é o melhor custo x benefício  pra um celular que rode Android e eu não tenho nada a reclamar dele (com exceção da bateria, que dura pouco, mas dá pra configurar pra gastar menos).

Tirando a questão da bateria, o aparelho é FANTÁSTICO, ainda mais se você usa internet no celular todo dia (como eu faço, por exemplo).

O aparelho vem instalado com o Android 2.1Eclair. Ele é muito bom, te permite fazer tudo de forma muito fácil.

Com certeza uma das melhores coisas do Android é o Android Market. É só abrir o android market, buscar por qualquer assunto ou palavra e ele lista dezenas de aplicativos sobre tal assunto ou palavra. É só escolher e clicar para instalar.

A instalação dos programas é feita na hora, automaticamente de forma muito fácil. Muito bom. Tem vários aplicativos que são pagos mas a maior parte é gratuito e os gratuitos suprem a necessidade muito bem.

O navegador é muito bom também. Abre qualquer site numa boa. O único defeito é que não roda flash, mas ninguém morre por causa disso.

Este celular vem com GPS nativo. Para usar o GPS ele usa o aplicativo do Google Maps, que funciona muito bem mas precisa estar com a internet ligada para ir mostrando o mapa. De resto funciona muito bem. Você pode configurar um percurso e ele vai guiando na tela (sem áudio) as ruas, indicando em quais ruas dobrar, etc. Muito bom.

Para quem quer um GPS melhor, é só instalar um programa chamado NDrive. Com ele, é só baixar o mapa do Brasil e o programa vai guiando da mesma forma que o google maps, só que ele não precisa acessar a internet porque o mapa já fica baixado no aparelho. E o melhor de tudo, ele vai guiando com voz em português. Estilo "daqui a 50 metros, dobre à direita". Muito bom.

O único problema é que o NDrive é gratuito, mas os mapas pra baixar são pagos :( (nem tudo é perfeito, hehehe)

Agora, um aviso. Este celular não é pra qualquer um. A pessoa tem que conhecer um pouco de TI pra poder usar o aparelho principalmente por causa do problema com a bateria.

Para usar a internet o dia inteiro e fazer a bateria durar pelo menos 1 dia, é preciso instalar um programa para (o Universal Androot) acessar o android como root (administrador) e depois instalar um outro programa chamado OverclockWidget.

Este segundo programa, o OverclockWidget, serve principalmente para diminuir o clock do processador do celular. O clock normal do Galaxy 5 é 600MHz.

Para fazer a bateria durar pelo menos 1 dia usando todos os recursos (internet ligado direto, auto sincronização de conta do google que atualiza contatos, agenda e e-mail automaticamente, gps e localização via telefonia ligados direto), você deve baixar a velocidade do processador para 320MHz.

Com esse clock o celular funciona muito bem, faz todas as funções perfeitamente sem um mínimo de lerdeza. O clock só deve ser aumentado se você for jogar algum jogo 3D que exija muito de processar ou se for ver vídeos no celular. Para todo o resto, 320MHz dá e sobra.

Bem é isso, depois vou postar sobre os programas que eu tenho instalado no meu Android e depois vou atualizar o meu Android para o 2.2 (Froyo) e daí comento mais aqui.

Flw

2 comentários:

Mania de Celular disse...

Eu acho o sistema Android muito bom. Eu tenho um Droid X e adoro ele. O unico problema é a bateria que consome muito rápido. http://www.maniadecelular.com.br

Bruno Garcia Andrade disse...

Tenho um Samsung Galaxy 5 rodando Android 2.1. Sinceramente, pra mim, não vejo nenhuma vantagem em migrar pro Froyo, à menos que ele tivesse um mecanismo pra fazer a bateria durar mais. Porém, pelos comentários que vejo pela net, o Froyo gasta ainda mais bateria!

Então, segui seu procedimento aqui de fazer o Overclock. E, sinceramente, espero que isso funcione! Porque tirando a bateria gastar rápido, esse telefone é 100 vezes melhor que o iphone ou qualquer outro.

Depois volto aqui pra dizer se houve diferença no consumo de bateria. Grande abraço e parabéns pelo Blog amigo!